domingo, 21 de março de 2010

Praça Pública


Desde muito novo que fui aprendendo com o que os mais velhos, e normalmente mais “sabidos” me iam dizendo e explicando. Lembro-me claramente de vários conselhos sobre “civismo”. Exactamente. Civismo e tudo aquilo que a palavra representa. Era normal avisarem-me que era de “mau gosto” querer saber da vida dos outros, era de “mau gosto” coscuvilhar a vida dos outros, era de muito “mau gosto” ser invejoso em relação as posses materiais de cada um, era de “mau gosto” querer saber mais sobre as desgraças dos outros e fazer disso conversa de café e acima de tudo era de muitíssimo “mau gosto” fazer valores sobre a qualidade e a forma de vida dos outros.
Creio que estes valores ainda não se modificaram, creio que ainda é “feio” ter este tipo de comportamento. Creio que é feio andarmo-nos a vangloriar com aquilo que possuímos ou que atingimos em relação aos demais e creio acima de tudo que ainda é muitíssimo feio querer saber da vida dos outros.
Se assim ainda o é e se eu ainda estou correcto em relação a estes valores, então a minha pergunta é simples "Porque é que existem tantas revistas “cor-de-rosa”?" 
Seremos assim tão contra os valores do civismo ou apenas gostamos realmente de ser coscuvilheiros?

Sem comentários:

Enviar um comentário